Como se manter relevante num mercado tão volátil pós-Covid?
A paralisação parcial da atividade econômica por conta da pandemia do coronavírus teve efeitos graves sobre o mercado de trabalho. Segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de brasileiros sem emprego até dezembro de 2020 era de 14 milhões.
A pandemia também acelerou a transformação digital. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, quatro em cada cinco executivos estão acelerando planos para digitalizar o trabalho e implantar novas tecnologias. Aqueles que querem permanecer em suas funções nos próximos anos precisarão se adaptar e aprender novas habilidades.
O futuro do trabalho está sendo moldado hoje. Para você sair na frente, se requalificar e se adaptar ao que vem por aí, listamos as principais competências necessárias para profissionais de sucesso num cenário pós-Covid.
O poder da adaptação
Mudança talvez seja a palavra que melhor defina 2020. Tudo mudou. A forma como trabalhamos, como nos relacionamos e como cuidamos da nossa saúde. Saber se adaptar aos novos cenários é essencial para acompanhar as rápidas evoluções do mercado.
Pensamento crítico
Num mundo em que todos podem produzir notícias a todo momento, vimos o boom das fake news. Nesse mar de notícias falsas, profissionais que avaliam criticamente e objetivamente as informações - e seus impactos nos negócios - serão essenciais para analisar o cenário e definir os dados que vão impactar na tomada de decisões.
Futuro da liderança
Marco Antonio Oliveira, curador de conteúdo da área de marketing e vendas da Minder4Business, afirma que os líderes terão um papel fundamental no futuro do trabalho: "Eles precisam manter as pessoas engajadas, ligadas a um propósito. São indivíduos que terão uma relação muito maior com práticas de gestão e acompanhamento de resultados, do que com a liderança em si".
Marco explica que a pandemia foi uma oportunidade para identificar quem não é um líder de verdade. "Líderes não supervisionam as equipes ou cobram ao invés de inspirar. Eles acreditam nas pessoas e estão na frente no campo de batalha", finaliza.
Inteligência emocional
Entender suas emoções e as emoções do outro foi um dos segredos para atravessar 2020. Com o trabalho remoto e equipes se comunicando à distância, se expressar de maneira eficiente, promovendo conexões que geram transformações, é um grande desafio.
O futuro é incerto e inseguranças podem surgir. Por isso, profissionais com habilidades emocionais conseguem inspirar melhor seus pares e incentivar a colaboração.
Um novo olhar
Ainda há o mito de que a criatividade está restrita para o pessoal do marketing. A verdade é que todo mundo pode - e precisa - ser criativo. Encontrar novas soluções, desenvolver novos produtos e novas formas de trabalhar vão exigir muita criatividade de quem quer se manter relevante no mercado, independente da área.
Como desenvolver as habilidades do futuro?
Sem aprender novas habilidades, as pessoas não seriam capazes de se adaptar às mudanças. A aprendizagem contínua pode desenvolver sua confiança, te deixar mais focado e você poderá enfrentar novos desafios devido ao conhecimento que possui.
O profissional T, por exemplo, é mais versátil do que os outros profissionais, mais generalista, tendo um conhecimento mais amplo em áreas que ajudam a dar suporte ao que ele faz de melhor.
Aqui no portal temos um artigo bem completo sobre o tema. Que tal dar uma olhada para descobrir se você é um profissional T?